Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Aposentadorias e o Acréscimo de 25%.

Por Carlos Martins. Publicado em 13 de julho de 2018.

Publicado por Carlos Martins
há 6 anos

Não é incomum, no dia a dia, os trabalhadores ficarem sem condições para exercer seu labor, seja em razão de mal advindo de acidente de trabalho ou doença ocupacional (aposentadoria por invalidez acidentária), ou mesmo em razão de doenças desconexas com o trabalho, mas que, também, o impeça de trabalhar (aposentadoria por invalidez previdenciária).

Entretanto, o fato é que, havendo trabalhadores nessas condições, os mesmos terão direito de pleitear junto à autarquia previdenciária o referido benefício em questão – aposentadoria por invalidez.

A legislação previdenciária garante que a Aposentadoria por invalidez, uma vez cumprida à carência, quando for o caso – pois têm situações que excluem à necessidade de carência, que não vamos citar, pois não é objeto do texto – será devida ao segurado, estando ou não em gozo do auxílio doença, que ficar incapaz ou insuscetível de reabilitação ao trabalho.

A incapacidade para o trabalho será verificada através de perícia médica, que será realizada no INSS, podendo o segurado fazer-se acompanhar de médico de sua confiança.

Tem que se atentar que o indeferimento por parte do INSS não é uma decisão definitiva, pois, em regra, quem faz a perícia é médico clínico geral, que, por não raras vezes, não consegue enxergar a profundidade da incapacidade, sendo, neste caso, necessária a tutela jurisdicional, a fim de que o juízo, baseado no laudo do perito judicial e nas demais provas colacionadas aos autos, venha decidir sobre a incapacidade, que por muitas vezes é confirmada.

Assim é que, uma vez havendo limitação laborativa por parte do segurado que o deixe incapaz e insuscetível de reabilitação ao trabalho, haverá de ser-lhe concedida a Aposentadoria por Invalidez.

Cumpre destacar, ainda, que os Tribunais têm decidido que, constatada incapacidade laborativa parcial, deve o juízo, baseado em seu livre convencimento, analisar os fatos sociais, econômicos, idade, escolaridade para basear sua decisão, pois pode, nestes casos, ser concedido o benefício em questão, visto que a reabilitação do trabalhador (a) se torna inviável.

Passada a explanação sucinta do benefício de aposentadoria por invalidez, basta, por fim, explicar quem tem direito ao acréscimo de 25% no benefício.

A legislação previdenciária determina que o segurado aposentado por invalidez que necessitar de assistência permanente de outra pessoa terá acrescido o valor de 25% ao seu benefício e que esse acréscimo será devido mesmo que aposentadoria atinja o seu valor máximo.

O anexo I do Decreto 3.048/99 estabelece quais são as situações que dão direito ao acréscimo, mas o rol não pode ser considerado taxativo, até porque, no contexto fático, poderá surgir outras hipóteses que façam com que o segurado necessite de assistência permanente, não previsto no referido rol.

Portanto, havendo aposentado por invalidez que necessite de assistência permanente de outrem, terá, aquele, direito ao referido acréscimo.

Agora, cabe notar ainda que, conforme entendimento do Superior Tribunal de Justiça, em julgamento de recurso repetitivo, o referido acréscimo é devido em todas as espécies de aposentadoria, em observância ao princípio da isonomia, devendo tal decisão ser aplicada em todas as instâncias inferiores.

Para findar, cabe informar que o aposentado que voltar a trabalhar voluntariamente terá sua aposentadoria cancelada. Não necessita, para que haja o cancelamento, que essa atividade seja registrada em CTPS, há casos que o INSS tem cancelado em razão do segurado estar trabalhando na própria casa.


Olá! Meu nome é Carlos Martins de Oliveira Júnior, Advogado especializado em Processo Civil e do Consumidor, com atuação massiva em direito Previdenciário.

Se você gostou deste texto e quer saber mais sobre direito, curta essa página do Jusbrasil e siga @carlosmartinsadvogado no instagram.

Esse texto tem caráter informativo, fundamentado na legislação atinente.

Escrito e revisado por Carlos Martins de Oliveira Júnior, em 13 de julho de 2018.

  • Publicações7
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações257
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aposentadorias-e-o-acrescimo-de-25/600368297

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Eu sou a Sra Corolina.William de estado unida, eu quero compartilhar um testemunho da minha vida para cada um. Fui casada com meu marido William, eu o amo tanto que fomos casados ​​há 7 anos com dois filhos. Quando ele foi de férias para Dubia me referi a uma mulher chamada Sandra, eu disse-me que eu tenho não está mais interessada em nosso casamento. Eu estava tão confuso e à procura de ajuda, eu não sei o que fazer Até que eu conheci o meu amigo Maria, e eu disse a ela o meu problema. Ela me disse para não se preocupar sobre ela ter um problema como antes e me apresentar a um homem chamado Profeta TAKUTA OMS lançar um feitiço sobre seu ex-namorado e trouxe de volta para ela depois de 3 days.Maria me pede para se comunicar com o Profeta TAKUTA . Entrei em contato com ele para me ajudar a trazer o meu marido de volta e eu me pede para não se preocupar que os deuses de seus antepassados ​​vai lutar por mim. Eu disse que depois de três dias eu me juntaria a mim e ao meu marido juntos. Depois de três dias meu marido me chamou e disse-me que eu está à procura de coisas comigo de novo, eu me surpreendeu quando eu vi ele e eu comecei a chorar por perdão. Agora eu sou a mulher mais feliz do mundo para o que este grande profeta fez por mim e meu marido, você pode entrar em contato Seu email: (takutaegbedie@gmail.com) .. .ou WhatsApp-lhe sobre este número. (+2348165186811). Entre em contato com ele sobre qualquer problema, como:
(1) Se você quer que seu ex volte
(2) se você sempre tiver sonhos ruins.
(3) Você quer ser promovido em seu escritório.
(4) Se você quer uma criança.
(5) cuidado de ervas
(6) Você quer ser rico.
(7) Você quer amarrar seu marido / esposa para ser dele para sempre.
(8) Se você precisar de ajuda financeira.
(9) Deixe as pessoas obedecerem às suas palavras e fazerem o que desejam
(10) solução de caso ETC
Contacte-lo novamente em (takutaegbedie@gmail.com) ou WhatsApp .. ele sobre este número. (+2348165186811). e seja abençoado. continuar lendo